• Arq. Marlene Reis

Ambiente de Trabalho - saiba como garantir conforto e produtividade


Preste atenção em seu ambiente de trabalho. A ambientação e seu entorno podem interferir diretamente na sua produtividade. Até os objetos em cima da sua mesa podem ser inspiradores ou causas de distração. Sem falar nos problemas na qualidade de sua saúde com má-iluminação ou cadeiras sem ergonomia.

Estudos analisam benefícios e prejuízos dos estímulos (ou falta deles) em seu ambiente de trabalho e no seu desempenho. Se seu desejo é melhorar seu ambiente com detalhes pequenos ou grandes, podemos te ajudar nessa tarefa. Portanto comece a pensar em investir em um bom projeto ou assessoria de Interiores!

Empresas como a Google e a Linkedin trazem gratas surpresas a seus funcionários, pois "saíram da caixinha" e zelaram por uma cuidadosa ambientação criativa: usam e abusam dos recursos de cor, de mobiliários irreverentes, como puffs, redes, jogos e recursos que permitam qualidade de vida atrelada diretamente à produtividade. E o mais importante: estimular a motivação.

Sede Linkedin - SP - arq. Dante Della Manna - fotos Daniel Kan

O programa do Linkedin é bem aberto, integrado e acolhedor. Com 200 funcionários, a sede possui uma grande recepção integrada à uma área de quase 200 m² para reuniões – internas e externas –, festas e confraternizações. Da recepção também é possível acessar facilmente a área de café e organizar reuniões em espaços para duas, quatro, seis e até dez pessoas. Há no projeto diversas referências à cidade de São Paulo. Um certo caos bom para os olhos predomina, exatamente como na cidade.

Diferente de outros projetos, que apresentam certa coerência entre os materiais aplicados, o Linkedin mostra por meio das instalações aparentes o quanto a capital paulista é ampla e o quanto cresce o tempo inteiro. Enxergam-se no escritório o sistema de ar-condicionado, as calhas elétricas, as calhas de segurança e todo o sistema de detecção e de incêndio.

A acústica também foi bem trabalhada com a aplicação de um sistema de forro de apenas 5 cm e ultra-acústico, pintado na cor da laje do prédio. Colado na laje, é praticamente imperceptível, mas com capacidade de absorver e não gerar eco muito maior do que um forro tradicional. Além disso, todas as salas de reunião receberam tratamento acústico nas parede, essencial por conta dos muitos elementos que ajudam na reverberação do som, como os pisos de concreto, as placas metálicas e o vidro.

Algumas dicas e hábitos para a melhoria da qualidade no trabalho

Se sua estrutura de trabalho não comporta um investimento tão alto em tantas frentes, comece por pequenas atitudes até poder investir em um bom planejamento de arquitetura de interiores que traga à tona a vontade de modificar e melhorar os ambientes.

Você deve garantir que configurações do seu negócio atendam suas necessidades, iniciando pelo lay-out e análise de áreas de trabalho, reuniões, recepção, interações sociais. Até analisar a sua mesa de trabalho e adequação em ergonomia. Coloque o monitor a uma altura que mantenha seu pescoço reto, posicione seu teclado para manter seus cotovelos a 90 graus, e sua mesa a uma altura que permita que você tenha seus pés plenamente apoiados no chão.

De acordo com as pesquisas, a combinação perfeita seria um escritório que permitisse que você permaneça sentado durante uma parte do dia, e em pé na outra. Atenda chamadas no seu celular enquanto sai para caminhar. Se seu espaço permitir, faça pequenas reuniões nas áreas de copa/café. Cuidado para não perturbar colegas de trabalho! Se sua rotina envolver saídas para empresas ou clientes externos, melhor ainda.

A busca incessante pela produtividade x pausas
Em sua forma mais básica, a produtividade é a produção em face do tempo. É uma métrica simples concebida para padronizar as contribuições dos trabalhadores como medida de gestão. Em nossa área de planejamento de interiores, buscamos tornar o ambiente mais propício para que os fatores ambientais possam colaborar para uma boa performance. Estar em um ambiente agradável traz o combustível da produtividade: a motivação!
Fazer uma pausa no seu trabalho pode parecer prejudicial à sua produtividade, você poderia estar usando esse tempo para terminar seu projeto, ou organizar seus e-mails. Em algumas empresas, estar fora de seu escritório pode ser malvisto, como se você estivesse desperdiçando seu tempo. Focar em uma coisa durante horas a fio só te deixará exausto; mas se você fizer um intervalo em um horário estratégico, você ficará mais sagaz, mais concentrado e com mais energia.
Influências no estado de espírito
Cores
As cores dão o tom dos nossos humores. Todas as cores podem inspirar sentimentos, dependendo do tipo de motivação que você precisar.
Vermelho - Promove uma carga de energia e é estimulante. Seu olho é instantaneamente levado ao vermelho, e ele promove atividade física e emocional. Não é à toa que essa cor é associada à prioridade!
Laranja - É uma cor social, que incita à interação. Ele funciona bem em salas de reunião, ou outros espaços sociais, mesmo se não é a cor que mais induz à produtividade.
Amarelo - Estimula a criatividade e o otimismo. Se você for um designer ou um profissional criativo, essa pode ser a cor para seu ambiente de trabalho.
Verde - É quase neutro para o cérebro humano. Ele é calmante, e não causa quase nenhuma fadiga aos olhos por longos períodos.
Azul - É a cor mais universalmente produtiva. Ele acalma, e equilibra, ajuda que as pessoas se concentrem em tarefas intensivas.
Roxo - Estimula a resolução de problemas e a concentração.
Portanto transmita em seu ambiente, em sua logomarca e na identidade de seu espaço as cores mais emblemáticas. E não tenha medo de empregar a melhor cor de acordo com a intenção prática. Ouse, misture.
Iluminação
Não há nada melhor que a luz natural. Só de sair de baixo das luzes fluorescentes a sua produtividade pode melhorar. Se a luz natural não é uma opção para você neste momento, iluminação com LED pode ser um bom substituto para a luz natural. A exposição à luz artificial e à luz “azul” de nossos aparelhos eletrônicos perturba nosso ritmo natural.
Trabalhar com a luz de uma janela é a melhor situação de iluminação possível, claro, com a ajuda de uma lâmpada LED para ajudar a iluminar sua mesa. Sem uma janela, uma lâmpada LED ligada de manhã e desligada à tarde pode ajudar a imitar ritmos naturais de iluminação para maximizar seus ganhos em produtividade e humor.

O que você ouve em seu ambiente de trabalho?

Barulhos são estímulos poderosos de produtividade que podem nos tirar da profundeza de certas tarefas. Silêncio ou estímulos auditivos ajudam ou perturbam seu trabalho. A música tradicionalmente é um poderoso estímulo para a criatividade ou relaxamento. Experimente diferentes tipos de música no volume mais confortável para não virar ruído, fazendo tarefas diferentes para ver o que funciona para você. Eventualmente o silêncio absoluto pode ser sua praia.

Passamos muitas horas do dia envolvidos com trabalho, mais que curtindo a casa. Comece por pequenas melhorias. Bora trabalhar!

#decoração

TEMA PROJETOS E OBRAS LTDA

(11)95328-3030 

temaprojetoseobras@gmail.com

© 2014 by T Comunics