TEMA PROJETOS E OBRAS LTDA / contato: (11)95328-3030 | (11)5678-8484 | temaprojetoseobras@gmail.com  

© 2014 by T Comunics

6 Dicas básicas e práticas para iniciar uma reforma ou obra nova

Nada de traumas na hora de reformar ou entrar no novo apartamento ou casa. Cautelas preparatórias ajudam bastante, afinal o investimento na compra ou obras de reforma do imóvel é significativo e não pode impactar negativamente no bolso. Desde abril de 2014, está em vigor uma norma da ABNT (NBR 16.280) que estabelece a obrigatoriedade da apresentação de um plano de reforma para intervenções em residências e apartamentos que possam comprometer a segurança da edificação ou de seu entorno, ressaltando que o projeto deve ser realizado por um arquiteto. Após os cuidados iniciais com documentação para condomínio e junto ao Conselho dos Arquitetos, planeje, planeje e planeje. 

 

 

1# TER UM PROJETO COMPLETO - O projeto de arquitetura deve refletir o melhor possível as necessidades do cliente, com bom gosto e bom custo benefício. Mas não só, deve ser detalhado e ter informações suficientes para ser bem compreendido pelos profissionais envolvidos na execução da obra. Dependendo da complexidade, as situações de obra requerem projetos específicos, como os de hidráulica, elétrica, ar-condicionado, entre outros. Lembrando que os custos com projetos se refletem em economia. São custos mais que necessários, afinal planeja-se para evitar desperdício ou retrabalhos.

 

2# ACOMPANHAMENTO - Muita gente confunde, esse papel é tão importante quanto o projeto e tem um custo à parte deste. Essa etapa é pós-projeto e o arquiteto levanta custos de obra, orçamentos, auxilia nas contratações e compras. Além de orientar os profissionais e acompanhar o cliente em escolhas junto a lojistas Não se confunde com a primeira etapa.

 

3# EQUIPE DE OBRA - Evite ter uma equipe de fornecedores "Frankstein"... isso que dizer que é muito importante uma equipe de obras coesa e acostumada a trabalhar entre si. O gesseiro indicado por um parente junto com o "bom assentador de piso" da colega de trabalho combinados com a equipe do arquiteto pode não resultar em boa obra. Quando os profissionais se conhecem bem, a tendência é se tornarem colaborativos e respeitarem um o serviço do outro, conforme a etapa de obra. Isso se reflete até na limpeza do local durante os trabalhos. E se não quer aborrecimentos, não contrate pedreiro para fazer o encanamento e a elétrica. Cada um no seu quadrado.

 

4# NÃO ABRA MÃO DE CONTRATO - É fundamental que a contratação de um prestador de serviços seja consolidada em um documento que preveja: qualificação completa das partes, com RG, CPF e endereço, descritivo de obrigações mútuas, valores, especificação dos meios e prazos e eventuais multas pela não entrega ou pela empreita fora do prazo. Defina se a empresa contratada para reforma irá gerenciar a compra dos materiais, ou se a responsabilidade fica por conta do proprietário. Nesse caso, procure programar o recebimento do material com a obra. 

 

5# PROTEÇÃO DOS ACABAMENTOS EXISTENTES - Detalhe importante: proteja (e renove essa proteção sempre que necessário) louças, metais e pisos que possam já existir no imóvel. Mesmo os porcelanatos, principalmente os polidos, que como os mármores, riscam e mancham durante uma obra se não forem protegidos com manta-bolha e papelão. Insista desde o começo com a equipe de obra nesses procedimentos. É uma forma de fazê-los se sentirem co-responsáveis pelo cuidado e limpeza de obra. Cobre ordem, na medida do possível de cada fase de obra.

 

6# OLHO NO ORÇAMENTO O TEMPO TODO - Antes de ser uma decisão de melhoria de qualidade de vida e do espaço, uma reforma ou obra nova pressupõe uma decisão financeira anterior. Mesmo havendo levantamento de preços e concorrência, o equilíbrio das contas deve ser sempre acompanhado. Sob pena de certos ambientes do imóvel ficarem sem finalização e elementos finais de decoração. Invista onde julga realmente necessário. Já tivemos caso de um cliente desejar mármore no piso de áreas sociais de sala, corredores, home e jantar e essa decisão consumiu boa parte de seus recursos. O resultado da opção foi a paralisação de compras de mobiliários e itens de decoração e outros itens importantes para o resultado final foram sacrificados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Finalização de decoração

October 6, 2016

1/5
Please reload

Posts Recentes

April 22, 2016

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square